quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidados com o pé diabético

Estudos mostram que nos últimos 30 anos, o número de diabéticos no mundo duplicou.
Clique para ver a notícia

Como já discutimos aqui, uma das principais consequências do não tratamento da diabetes é a neuropatia diabética, que tem entre seus principais sintomas a perda da sensibilidade dos pés, levando ao PÉ DIABÉTICO.

Muitos diabéticos só se dão conta do acometimento em seus pés quando a neuropatia está em estágios avançados, com presença de lesões. Estas lesões podem se tornar úlceras, que se não tratadas, podem até mesmo acarretar a amputação do membro. 



O melhor tratamento é a prevenção, e por isso, seguem aqui algumas dicas simples para o cuidado do pé diabético:

- Examine seus pés diariamente: utilize um espelho ou peça para alguém procurar se existem bolhas, cortes, feridas, rachaduras ou alterações da coloração e estado da pele de seus pés. Um bom médico também deve examinar seus pés em todas as consultas.

- Limpeza e hidratação: lave os pés no banho com água morna, nunca água quente, já que a diminuição da sensibilidade pode mascarar a real temperatura da água, podendo ocorrer queimaduras de terceiro grau. Teste a temperatura com as mãos. Lave com sabonete neutro, seque bem, principalmente entre os dedos, e use um hidratante. Um pé ressecado tem maior risco de rachaduras, nas quais podem entrar microorganismos, causando infecção e úlceras.

- Sapatos e meias: prefira meias sem costura e sem elástico, para prevenir machucados. Evite meias que dificultam a transpiração, pois acúmulo de umidade na região dos pés atrai infecções. Os sapatos devem ser fechados, evitando a entrada de pedrinhas, já que estas podem causar pressão e abrir úlceras. Sempre olhe se não há nada dentro do sapato antes de calçá-lo. Procure sapatos confortáveis, de preferência sem costuras. Muitas lojas oferecem sapatos especiais para diabéticos. Evite usar sapatos sem meia, salto alto e bico fino.

- Cuidado com as unhas: mantenha-as sempre cortadas, utilizando tesoura de ponta romba e lixa para arredondar os cantos. Em caso de unhas encravadas ou calos, não retire-os sozinho. Procure uma podóloga especializada. Observe se as unhas estão grossas, esfareladas, descolando ou com alteração de cor, e nestes casos, vá ao dermatologista, pode ser micose.

- Evite andar descalço: você pode pisar em alguma pedrinha, se cortar, ou até mesmo queimar os pés se andar descalço no chão ou areia quente.

- Ferimentos: em caso de ferimentos, trate imediatamente, sempre com orientação de um médico. A neuropatia causa alteração nos processos cicatriciais, logo não fique esperando que o ferimento se resolva sozinho!

- Controle a sua glicemia, evite o fumo e pratique atividades físicas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário