sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alterações motoras nos diabéticos


Uma das doenças crônicas com maior prevalência no mundo é a diabetes, e uma de suas mais graves complicações é a neuropatia diabética. 


O pé do diabético neuropata sofre diversas alterações, entre elas os distúrbios de sensibilidade, e por este motivo torna-se importante um cuidado maior com os pés de quem tem esta doença.

Entretanto, além das alterações de sensibilidade, os diabéticos neuropatas podem ter também alterações na ativação muscular, afetando atividades como andar, subir e descer escadas.

Principais alterações musculoesqueléticas dos neuropatas durante o andar:
- diminuição da amplitude de movimento do tornozelo;
- alterações na velocidade e comprimento dos passos;
- maior tempo de duplo apoio (enquanto os dois pés estão tocando o chão);
- atraso na ativação da musculatura distal da perna;
- menor força de propulsão.

Como os neuropatas tendem a andar mais devagar, percebemos pouco estas alterações, porém em situações em que eles são obrigados a andar mais rápido (para atravessar a rua, correr atrás de um ônibus, desviar de alguma coisa) ou realizar tarefas mais difíceis como subir e descer uma rampa ou escada, estas alterações ficam ainda mais visíveis.

Veja artigos sobre estas alterações durante:

Somando estas alterações musculares e articulares às alterações sensitivas já discutidas, vemos que os diabéticos neuropatas apresentam uma dificuldade motora importante em tarefas simples do cotidiano e, portanto, devem realizar um programa de fisioterapia precoce para evitar ou minimizar estes déficits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário