quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reabilitação pós-mastectomia

Um dos tratamentos para o câncer de mama é a mastectomia, que consiste na remoção completa ou de parte da mama. 

A mastectomia pode ser radical, que consiste na retirada da glândula mamária, associadas à retirada dos músculos peitorais e à linfadenectomia axilar completa (retirada dos gânglios linfáticos da região axilar). Atualmente é um procedimento incomum, devido à alta morbidade a ela associada e a resultados bastante satisfatórios de técnicas mais conservadoras. 

A mastectomia radical modificada consiste na retirada da glândula mamária e na linfadenectomia axilar, com preservação de um ou ambos os músculos peitorais, e é o procedimento cirúrgico realizado na maioria das pacientes. 

A mastectomia total simples consiste na retirada da glândula mamária, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral, mas os linfonodos axilares são preservados; já a mastectomia subcutânea é a retirada da glândula mamária, conservando os músculos peitorais e suas aponeuroses, pele e complexo aréolo-papilar. Também podem ser realizadas quadrantectomias (retirada de somente um quadrante da mama) e biópsia de linfonodo sentinela (para verificar a necessidade da retirada ou não dos linfonodos). 

Nos casos em que há retirada dos linfonodos, um efeito adverso que pode ocorrer é o linfedema. Devido à obstrução da circulação linfática, ocorre acúmulo de líquido linfático no tecido intersticial, causando edema (inchaço) do braço, endurecimento da pele, diminuição do aporte de oxigênio na região, diminuição da amplitude de movimento do braço, sensação de peso ou dor no membro. O aparecimento do linfedema pode ocorrer logo após a cirurgia, ou até 20 anos após a mesma. 

É necessário realizar um programa de reabilitação precoce pós-mastectomia, seja ele preventivo ou curativo. A fisioterapia deve proporcionar terapias descompressivas, bandagens elásticas, drenagem do edema, ganho de amplitude de movimento, diminuição da dor e restauração da função do membro afetado.

3 comentários:

  1. Muy interesante . ¿queopinas de la manga de drenaje?

    ResponderExcluir
  2. Entrada interesante pero cuando no aparece linfedema desde el prinipio, recomiendas el tratamiento precón o crees que con los ejercicios recomendados por el cirujano son suficiente. Y en caso contrario cual crees
    que seria una pauta razonable de tratamiento? Un saludo

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    aparecendo ou não o linfedema, é necessário realizar a drenagem de forma preventiva, pois existem casos em que o linfedema só aparece 20 anos após a mastectomia.

    ResponderExcluir