quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

“Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável”

Com certeza Nelson Mandela não pensou no exercício físico quando disse isso, mas arrisco aqui aproveitar essa frase para fazer uma associação com seus benefícios.

O exercício físico de forma regular trabalha o sistema cardiovascular, previne doenças do coração, entre tantas outras ligadas a ela. Também atua no emocional, ameniza ansiedade, depressão, proporciona sensação de prazer. Isso tudo com certeza você já sabe!

Mas, não é só isso. O que muitos nem desconfiam é que o exercício físico também é uma forma de trabalhar o cérebro. É isso mesmo! Não é somente através da leitura, da computação, de palavras cruzadas, enfim, de trabalhos mentais que nosso cérebro se desenvolve.

O exercício provoca conexões diferentes que também promovem o aprendizado, melhora da memória, maior capacidade de concentração e organização. Dou como exemplo a criança: na infância se utiliza muito o movimento, as brincadeiras e o tato para promover seu desenvolvimento. Quanto mais estímulos são fornecidos à criança maior o aprendizado.

No adulto a situação é igual. São necessárias novas e diversificadas informações. Com isso, a constante mudança nos exercícios praticados, nas formas de execução, nas variações dos movimentos, bem como nas aulas: boxe, treinamento funcional (equilíbrio, coordenação motora) eginástica (jump, step, aeróbica) proporcionam estímulos novos ao cérebro, tornando-o mais ativo e desenvolvido.

Dessa forma, é preciso variar os treinos, treinar movimentos novos e não se apegar apenas ao desenvolvimento de partes segmentadas do corpo (bíceps, costas, peitoral, tríceps, ombro).

Somos um todo: músculos + cérebro + emoção. Portanto, antes de mais nada comece a praticar exercícios regulares e treine movimentos e não apenas músculos. Lembre-se da combinação formidável: boa cabeça e bom coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário