terça-feira, 31 de julho de 2012

O maior medalhista olímpico: Michael Phelps

Michael Phelps, o famoso atleta americano da natação, acaba de se tornar o maior medalhista olímpico da história, com um total de 19 medalhas.



O americano conseguiu superar a ex-ginasta russa Larissa Latynina, que ganhou 18 medalhas entre as Olimpíadas de 1956, 1960 e 1964 pela ginástica artística.

Phelps atingiu a marca das 19 medalhas olímpicas hoje com um ouro, pelo revezamento 4x200m livre.

Veja as outras medalhas do americano:

- Atenas (2004)
400 m medley - medalha de ouro
100 m borboleta - medalha de ouro
200 m livre - medalha de bronze
200 m borboleta - medalha de ouro
200 m medley - medalha de ouro
4 x 100 m livre - medalha de bronze
4 x 200 m livre - medalha de ouro
4 x 100 m medley - medalha de ouro

- Pequim (2008)
400m medley - medalha de ouro
4x100m livre - medalha de ouro
200m livre - medalha de ouro
200m borboleta - medalha de ouro
4x200m livre - medalha de ouro
200m medley - medalha de ouro
100m borboleta - medalha de ouro
4x100m medley - medalha de ouro

- Londres (2012)
4x100m livre - medalha de prata
200m borboleta - medalha de prata
4x200m livre - medalha de ouro

E agora, leia um pouco sobre o "Ombro do nadador" - Lesões do manguito rotador

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olimpíadas de Londres 2012

Hoje, dia 27 de julho de 2012, começam oficialmente as Olimpíadas de Londres!

Com exceção do futebol, que começou no dia 25, veremos a partir de hoje nossos atletas competindo por 16 dias, em 27 modalidades diferentes.




Participam da competição este ano as delegações de 192 países. A do Brasil é composta por 259 atletas.

Para marcar a cerimônia de abertura, o famoso Big Ben irá tocar por 3 minutos ininterruptos, juntamente com outros sinos de Londres.

Mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos de Londres
 As Olimpíadas também são conhecidas por trazer jovens talentos do esporte, alguns com apenas 15 anos de idade.


Acompanharemos toda a dedicação, esforço e superação dos atletas, e vamos torcer pelo Brasil!!


Se quiser acompanhar notícias das Olimpíadas, cadastre seu email no nosso site (ao lado direito da tela) e curta nossa página no facebook: facebook.com/fisioterapia.denisepripas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Corte na ginástica artística - fratura óssea

"A atleta Adrian Gomes, da ginástica artística, está fora dos Jogos Olímpicos de Londres por conta de uma lesão na coluna. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira e afirmou que, em seu lugar, foi convocada a atleta Harumi de Freitas.





Adrian sentiu dores nas costas durante treinamento realizado na última quarta. Após atendimento no departamento médico, ela foi encaminhada para a clínica da Vila Olímpica, acompanhada do chefe-médico brasileiro José Padilha.

A atleta foi submetida a uma ressonância magnética e tomografia computadorizada da coluna lombar. O diagnóstico apontou lesão em uma das vértebras. Adrian deverá ficar em repouso e sem exercícios de impacto de seis a oito semanas.

Este é o segundo corte por lesão na Seleção Brasileira feminina de ginástica artística. No período de aclimatação em Ipswich, Laís Souza fraturou a mão direita e também ficou fora da Olimpíada."

Fonte: www.terra.com.br




Agora vamos entender melhor o que é uma fratura óssea:

A fratura significa a perda de continuidade do osso, ou seja, quando duas ou mais partes de um osso são separadas, total ou parcialmente.



Elas podem ser causadas por um trauma de médio ou alto impacto ou espontaneamente. Neste último caso, é chamada fratura por stress, e ocorre quando há um impacto leve porém repetido diversas vezes sobre o mesmo local (em alta frequência).

Os sintomas principais são dor, incapacidade/dificuldade de movimentar o membro acometido, e algumas vezes descontinuidade de outros tecidos como pele, nos casos de fratura exposta.

Sua incidência é grande em indivíduos expostos a grandes impactos, como atletas, e também em idosos e mulheres na menopausa, devido à osteoporose.

Leia também: Osteoporose: sim ou não à hidroginástica

Para que um osso fraturado se recupere corretamente, é necessário ser feita a redução da fratura, ou seja, alinhar os segmentos fraturados novamente, caso estes tenham se deslocado.

Em casos de fraturas mais simples, esta redução é realizada sem anestesia, tracionando os segmentos afetados até realinhá-los. Em casos mais complexos, ou em locais de difícil acesso, este alinhamento deve ser mantido com fixadores internos ou externos, como hastes e parafusos, por meio de cirurgia.

Quer saber como são realizadas essas cirurgias? Assista a esse vídeo

Nos casos mais simples, o tratamento continua de forma conservadora, imobilizando o segmento até que haja formação do calo ósseo e futura consolidação total do osso.

Após o período de imobilização, é indispensável realizar a fisioterapia, para restaurar o movimento, flexibilidade e força perdidos pela imobilização.



Além disso, em casos cirúrgicos, a fisioterapia pode ser uma grande aliada para diminuição da cicatriz cirúrgica.




quarta-feira, 25 de julho de 2012

O treinamento excêntrico na tendinopatia patelar


É muito frequente vermos pessoas com dor nos punhos, cotovelos ou joelhos dizerem que estão com tendinite (por diagnóstico médico ou até "autodiagnóstico").

A tendinite é uma inflamação dos tendões, muito comum por esforços repetitivos e posicionamentos errados durante a realização de movimentos. Porém muitas vezes, este diagnóstico pode estar errado.

Existem muitos estudos histopatológicos que encontraram alterações degenerativas, e não inflamatórias, em casos de tendinopatias patelares, por exemplo.

A patela é um osso que fica na parte anterior do joelho e se articula com o fêmur, servindo de eixo para aumentar a alavanca de força do músculo quadríceps femoral (que se fixa na patela e continua até a tíbia pelo tendão patelar).



Por ser o principal músculo extensor do joelho, o quadríceps é muito solicitado no nosso dia-a-dia, como no andar, agachar, descer e subir escadas. Sendo assim, se fizermos estes movimentos de forma errada ou em excesso (além do que nosso organismo suporta), estamos sujeitos a ter essa tendinopatia.

A tendinopatia por sobreuso foi caracterizada nos estudos mais recentes como uma lesão degenerativa, com desorganização das fibras de colágeno, caracterizando um processo crônico.

A tendinopatia patelar é muito comum em atletas, e pode estar relacionada aos seguintes fatores:

Extrínsecos:
- cargas excessivas
- erros de treinamento (intensidade e frequência inadequadas)
- superfície de treino
- calçado inadequado

Intrínsecos:
- idade, sexo, peso, altura
- diminuição de flexibilidade e força
- formato da patela
- desalinhamento dos membros inferiores (joelho valgo, varo, hiperestendido...)
- frouxidão ligamentar

O estresse em excesso na articulação, somado à sobrecarga compressiva sobre a patela na flexão do joelho, causa alterações vasculares e rompimento das fibras colágenas, causando dor e degeneração do tendão.

Os exercícios excêntricos auxiliam na reorganização e produção de colágeno, ajudando na recuperação do processo degenerativo.



Além disso, devem ser trabalhados os desequilíbrios biomecânicos do sujeito com tendinopatia, como encurtamentos musculares, fraqueza e desequilíbrio de certos grupos musculares, e desalinhamento das articulações. Este trabalho pode aumentar a flexibilidade, força, estabilidade, alinhamento e performance nos movimentos e gestos esportivos, antes realizados de forma incorreta. 

A diminuição de dor é significativa e a performance do atleta no esporte pode melhorar muito!

Saiba como fazer este treinamento:


terça-feira, 24 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Curso de Pilates Online

Para quem está interessado em aprender um pouco do conceito do Pilates, além de entender melhor como funciona o nosso controle postural e muscular, chegou o Curso online "Pilates: Solo e Aparelhos".




Escrevi este curso para a empresa Cresça Brasil, referência brasileira em cursos online.

É ótimo para profissionais do Pilates que querem aprofundar seus conhecimentos e ter ideias de novos exercícios, e também para quem quer apenas praticar o Pilates, já que aprendendo os conceitos, os exercícios serão realizados da melhor forma possível!

Entre os principais temas abordados, temos:

- O que é Pilates: definição e histórico;
- Princípios do Pilates: respiração, concentração, alinhamento postural, controle, fluidez, precisão e centralização da força (Power House ou Casa de Força);
- Estrutura do tronco: estrutura da coluna vertebral, compartimento abdominal, diafragma e biomecânica respiratória e assoalho pélvico;
- Controle postural; controle postural normal e estabilização da coluna;
- Pilates Studio: Cadillac, Reformer, Wunda Chair, Wall Unit, Barrel e Spine Corrector;
- Mat Pilates: Pilates Solo, Bola Terapêutica e Outros Acessórios.


O curso é super interativo, e conta também com material de apoio como vídeos e artigos científicos, além de atividades que avaliam o conteúdo ensinado no curso.



No link você também pode, antes de comprar, ver uma prévia do curso, uma pequena parte de cada unidade.

E aí, gostou?
Quer praticar o Pilates também? Veja onde clicando aqui.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune. Por afetar principalmente as membranas sinoviais (camada fina de tecido conjuntivo que envolve as articulações), é caracterizada por uma inflamação articular (mãos, punhos, joelhos, cotovelos, tornozelos, pés, ombros e coluna), e pode levar à incapacidade funcional dos pacientes acometidos. Outras manifestações sistêmicas da doença são rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso.



As causas da artrite reumatoide ainda são desconhecidas, mas acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa a agir contra as proteínas do próprio organismo que se localizam nas articulações (embora possa agir também em outros órgãos).

Apesar de afetar duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, a artrite reumatoide pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A forma juvenil tem início antes dos 16 anos, acomete um número menor de articulações e provoca menos alterações no exame de sangue.

O quadro de artrite reumatoide costuma iniciar-se de forma insidiosa, com sintomas leves e pouco específicos como cansaço, dor muscular, perda de peso, febre baixa, formigamento nas mãos e, por vezes, pequenas dores articulares. É muito comum haver um período de meses entre o início dos sintomas e a procura por atendimento médico.

A inflamação articular é caracteristicamente simétrica, e as articulações da mão são, geralmente, as primeiras  a serem acometidas.

Para que seja diagnosticado o quadro de artrite reumatoide, é necessário que estejam presentes ao menos quatro dos seguintes sintomas:

- rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar) com duração superior a uma hora por dia*
- artrite de três ou mais áreas, com sinais de inflamação*
- artrite das articulações das mãos ou punhos*
- artrite simétrica (envolvimento bilateral simultâneo)*
- nódulos reumatoides
- fator reumatoide sérico positivo
- alterações radiográficas tais como erosões ou descalcificações articulares


* para que este critério seja válido, é necessário que perdure por, no mínimo, seis semanas.


Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possível obter a remissão ou diminuição dos sintomas, preservar a capacidade funcional do indivíduo e evitar a progressão das deformidades. O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), corticoesteroides e drogas imunossupressoras. Em casos mais graves, pode ser realizada cirurgia para colocação de próteses articulares.


Além disso, em qualquer estágio da doença, é necessário tratamento fisioterapêutico para diminuição de dor, manutenção e ganho de amplitude de movimentos, e prevenção de deformidades e incapacidades funcionais. O tratamento pode ser realizado por meio da termoterapia e eletroterapia (para analgesia) e cinesioterapia (exercícios de força, amplitude de movimentos e alongamentos). Podem ser realizadas, em alguns casos, bandagens de posicionamento e bandagens funcionais, para alinhamento articular. Quando necessário, o fisioterapeuta também é responsável pela indicação de órteses de posicionamento, fundamentais para alinhar a articulação e prevenir deformidades.