sexta-feira, 21 de março de 2014

Como prevenir lesões com o Pilates?

Texto escrito para o Blog de Escalada:


"A escalada exige uma série de movimentos repetidos, grandes amplitudes de movimento e muita força.

Este conjunto de fatores gera uma sobrecarga em músculos, tendões, articulações e ligamentos, que ainda pode ser agravada por uma postura incorreta durante a prática.

No meio da escalada são muito comuns entorses de tornozelo; lesões de joelho como ruptura de menisco e do ligamento cruzado anterior, e síndrome fêmoro-patelar; lesões de SLAP e manguito rotador no ombro; e ainda tendinopatia do músculo braquial (conhecida como “cotovelo do escalador”), luxações e rompimento de ligamentos do cotovelo.

É possível verificar também altos índices de dor lombar.

Muitas dessas lesões e dores são decorrentes de um movimento realizado de forma errada. Inicialmente, o atleta pode não perceber nenhum incômodo; porém a médio e longo prazo, este erro de movimento pode causar sérias consequências para o escalador.

O melhor tratamento neste caso é a avaliação e correção do gesto esportivo, que deve ser feito por um fisioterapeuta. Além disso, uma boa postura também ajuda a garantir movimentos mais adequados, pois aumenta a eficiência fisiológica e biomecânica e ajuda a diminuir a sobrecarga sobre as estruturas.

O Pilates é uma ótima ferramenta para alcançar estes objetivos, e pode ser inserido como um bom complemento ao treino de escalada.

Com o método Pilates é possível treinar os movimentos necessários à escalada de forma alinhada e segura e
também fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações, aumentando sua estabilidade.

Existe ainda uma alta solicitação dos músculos profundos de abdômen e coluna, ajudando a estabilizar o tronco e prevenir dores e outros problemas de coluna.

Veja abaixo exemplos de como os exercícios do Pilates podem prevenir dores e lesões"


Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário