quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como o Pilates pode melhorar o desempenho na corrida?

Muitas pessoas acham que para correr é só "calçar o tênis e sair correndo", e que a melhora do desempenho virá apenas com os treinos de corrida. Entretanto, se houver algum desalinhamento postural que interfira na sua pisada, ou ainda algum vício de movimento, você estará somente reforçando esse padrão inadequado, aumentando o risco de se lesionar e gastando mais energia do que o necessário. 

Por este motivo, adicionar somente a musculação como forma de complementar seu treino pode não ser suficiente para garantir um desempenho satisfatório (você ficará mais forte, mas continuará com a postura e pisada da mesma forma!)

Uma atividade complementar que pode auxiliar nas correções da postura e do movimento é o PILATES.

Há pouco mais de um ano, mostrei aqui no blog a melhora postural do meu aluno Eduardo (AQUI). Agora, um ano depois, e após ter completado diversas provas, inclusive os quase 90km da ultramaratona Comrades, na África, Eduardo escreveu seu depoimento.

 Leia o que ele escreveu sobre o Pilates e seu desempenho no esporte:

"Sou corredor amador e tenho um histórico de lesões comuns em corredores. Como todos, fui orientado a procurar a musculação para fortalecimento e prevenção de futuras lesões.

Meu início no Pilates ocorreu porque eu, como a maioria dos corredores, não me adaptei à tradicional musculação de academia. Fui em academias badaladas e até nas de terceira idade. Não conseguia manter uma frequência mínima e não sentia nenhuma vontade de executar as séries.


Lendo o blog de uma atleta conheci o Pilates e vi que o lugar era do lado de casa. Fiz uma avaliação e uma aula teste. Imaginei que fosse simples e fácil, mas descobri que não é bem assim. Busquei informações sobre o Pilates, conversei com meu treinador e resolvi iniciar minhas aulas.

De início já descobri que não sabia nem respirar direito. A postura então, nem se fala. Os exercícios se tornaram um desafio pessoal. Com paciência e disciplina fui entendendo, um pouco, o processo e a dinâmica do Pilates.

Alguns resultados são notados rapidamente, principalmente a respiração. Como corredor, foi nítida a diferença. O alongamento também é outro item que percebemos logo, pois a maioria de nós corredores somos encurtados e travados.

A correção da postura melhora a técnica de corrida, economizando energia. Diminui sobrecargas em articulações e grupos musculares, traduzindo-se em menos lesões e dores musculares pós corrida. Trabalhamos muito a propriocepção e a isometria que ajuda demais para evitarmos torções e corrermos em terrenos irregulares.

Posso dizer que o Pilates trabalha um conjunto de fatores que faz com que eu tenha uma melhora global em todos os aspectos da corrida. Hoje, após dois anos, não tive mais nenhuma lesão, termino as corridas bem fisicamente e a recuperação pós prova é muito mais rápida e tranquila."

Viu como o Pilates pode ajudar os corredores?

Veja onde praticar AQUI

Enquanto isso, nós vamos continuar torcendo pelo Eduardo!



Veja como o Pilates pode ajudar em outros esportes:


Clique AQUI para ver o depoimento de outros alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário