quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pilates para escaladores - o diferencial

Muitos atletas já inseriram em sua rotina treinos diferenciados para aumentar sua performance. O Pilates vem sendo usado como complemento em diversas modalidades esportivas, como na corrida e na dança, e até mesmo grandes times de futebol e vôlei no Brasil já aderiram a essa prática.

Outra modalidade que pode se beneficiar muito com o Pilates é a escalada. E para exemplificar, nada melhor do que um depoimento de uma escaladora praticante do método!

A Aline pratica trekking e escalada, e sentia dores no membro inferior. Procurou um fisioterapeuta, que indicou o Pilates como forma de fortalecer os músculos da região. Logo ela descobriu outros muitos benefícios do Pilates, que contribuíram muito no seu esporte.

Confira o depoimento:

"Para escalar, é necessário força, resistência, elasticidade, tudo isso sem esquecermos a respiração. Podem acreditar, há muitas situações em que deixamos de respirar: momentos de maior dificuldade na movimentação, no risco de queda e etc.

O Pilates tem sido um diferencial para aumentar o meu desempenho na escalada, pois os exercícios trabalham todas essas frentes ao mesmo tempo, o que acho uma vantagem em relação a exercícios localizados e que trabalham apenas um grupo muscular por vez. Por exemplo, há movimentos na escalada em que precisamos ao mesmo tempo de elasticidade e de força e no Pilates é possível simular exercícios que trabalhem essa combinação.

A primeira coisa que pensamos quando vemos alguém escalando é como a pessoa precisa ter força nos braços e nas pernas, mas na verdade, o escalador acaba usando todo o corpo para conseguir se movimentar. A força no abdômen, por exemplo, é muito importante para obtermos equilíbrio nas vias positivas e para dar aquela força extra na movimentação em vias negativas, pois nos segurarmos só pela força dos braços iria sobrecarregá-los e cansá-los demais, podendo até inviabilizar o término da via. Outro ponto positivo é que o fortalecimento dos músculos previnem possíveis lesões por sobre-esforço.

O alongamento também tem sido fundamental para ganhar uma elasticidade e alcançar aquele tantinho que falta para chegar a uma agarra, principalmente eu que tenho uma estatura baixa e preciso adequar um movimento próprio para determinada via.

A respiração correta pode aumentar a concentração mental, promover o relaxamento corporal e aumentar a força física."

Acompanhe um pouco das aulas da Aline:
































Mobilidade e flexibilidade lateral (facilita o alcance das agarras)





Equilíbrio, propriocepção e estabilidade de tornozelo (prevenção de entorses); alinhamento postura e controle da descarga de peso



Fortalecimento de abdômen (reto, oblíquo e transverso)


Treino do CORE: Fortalecimento abdominal + fortalecimento de membros superiores e encaixe escapular

Fortalecimento de membros inferiores + abdominal, associado a movimentos de tronco

































Força de membros inferiores em posição de alongamento (simula a passagem de uma perna para uma agarra mais distante)

Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que podem ajudar o escalador a melhorar sua performance na atividade e prevenir lesões. Assim, podemos ver que o Pilates se enquadra bem como complemento para qualquer esporte, e para qualquer pessoa.




Leia também:





Um comentário:

  1. Talvez esse artigo possa ser útl para escaladores interessados no assunto:

    http://www.marski.org/artigos/121-artigos-tecnicos/442-pilates

    Abraços !

    ResponderExcluir